É conhecido o peso causado pela alta carga de impostos brasileira, e além disto, soma-se a complexidade da legislação tributária que dificulta ainda mais a administração destes gastos. São impostos federais, estaduais e municipais regidos por um conjunto imenso de normas em constante atualização.
E ao passo que o sistema tributário brasileiro apresenta esta característica, possui também a necessidade de adaptação dos empresários a este contexto. Uma série de práticas de boa gestão tributária podem ser capaz de garantir menores entraves ao crescimento de um negócio e ainda vislumbrar boas oportunidades.
Escolha do regime tributário
Uma delas é a escolha do melhor regime tributário. Microempresas e empresas de pequeno porte podem aderir ao Simples Nacional, criado para desburocratizar e desonerar o cumprimento de obrigações. Empresas de receita bruta de até 78 milhões, que não se encaixarem no Simples, ainda podem aderir ao regime de Lucro Presumido, que também oferece facilidades, como a tributação simplificada para estabelecer os cálculos de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Para uma escolha mais assertiva e adequada com a sua empresa, faz-se necessário buscar um contador para orientá-lo sobre os prós e contras de cada regime e também, quando houver, da obrigatoriedade legal para certos casos.
Planejamento tributário
O planejamento tributário é um conjunto de ações e estratégias estruturados montado, respeitando os limites legais, com o objetivo de diminuir a carga tributária de uma empresa. Normalmente, este planejamento é feito por contadores especializados; e é também, um serviço oferecido pela Valorização.
As ações normalmente tomadas num planejamento tributário são: evitar a incidência de um tributário, reduzir os valores de recolhimento e postergar o pagamento de um imposto para o momento mais oportuno financeiramente para a empresa.
Automatização
A partir da automatização, é possível centralizar informações e garantir que atividades repetitivas sejam exercidas sem a necessidade da intervenção humana. As atividades automatizadas são programadas, mas também possuem mecanismos autorreguláveis dentro do sistema.
A automatização auxilia na redução de trabalho repetitivo, observância de prazos, melhor organização do tempo e diminuição de falhas.
Contratar uma Assessoria Contábil
A melhor forma de melhorar a gestão tributária de sua empresa, no entanto, é com o auxílio de uma assessoria contábil, que com profissionais capacitados e expertise na área fiscal e tributária, se tornará responsável em lhe garantir o menor pagamento de impostos possível de acordo com a legislação e, além disso, impedirá que seu negócio tenha pendências com o fisco.
A Valorização tem tido este cuidado e há 5 anos, orgulha-se de ajudar os seus clientes a cumprir com as suas obrigações tributárias e aproveitar as melhores oportunidades de pagar menos impostos.