Skip to content
VALORIZAÇÃO
  • Home
  • Sobre Nós
  • Área do Cliente
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato

Separação entre Finanças Pessoais e da Empresa: Por Que e Como Fazer

Em pequenos negócios, é comum o empreendedor enxergar praticidade de administrar suas finanças pessoais em conjunto com as da empresa. Porém esta combinação é negativa para a boa gestão financeira, pois é gerada a confusão entre o que é da empresa e do particular.

É melhor existir separação devido aos seguintes motivos:

  • É possível uma avaliação mais precisa da saúde financeira atual da empresa, tendo clareza das despesas e faturamentos.
  • A clareza do cenário permite que se adote planos factíveis e coerentes para a empresa. É possível saber qual a melhor estratégia a se tomar: crescimento, contratações, corte de gastos, ou outra.
  • A saúde financeira pessoal também fica resguardada. Se a empresa enfrentar um momento difícil, o empreendedor poderá administrar de maneira mais eficiente seu próprio patrimônio.
  • Uma empresa que faz e recebe pagamentos através de um CNPJ e não por pessoa física gera mais credibilidade frente aos seus clientes e fornecedores, passando imagem de seriedade e profissionalismo.

 

Esta separação pode ser feita das seguintes formas:

     1 – Definir um pró-labore

O pró-labore é o salário estabelecido para o dono ‘’pelo seu trabalho’’, podendo considerar também bônus e premiações a depender de período de maior lucro para a empresa. Com o pró-labore é possível haver uma maior previsibilidade tanto para o dono, quanto para a empresa. O empreendedor terá garantido o valor para as despesas pessoais, assim como a empresa saberá o custo exato pelo trabalho efetuado pelo dono.

     2 – Usar uma ferramenta para registros

É interessante manter planilhas atualizadas com os dados financeiros da sua empresa, assim poderá haver maior controle. Existem também outras ferramentas possíveis e mais complexas. As mais comuns quando se trata de contabilidade são o balanço patrimonial, o orçamento e o fluxo de caixa.

     3 – Separar contas bancárias

Somente com contas separadas é possível ter clareza sobre quais entradas e quais saídas pertencem ao dono do negócio e à empresa.

     4 – Fazer reservas

A prudência em relação a futuros imprevistos é uma qualidade que uma empresa estruturada deve seguir, estando prevenida a possíveis momentos de queda de faturamento ou outros tipos de momentos críticos.

 

Navegação de Post

4 Dicas Para Uma Gestão Tributária Mais Eficiente
Alteração de Contrato Social: Como e Quando é Realizada

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Valorização Assessoria Contábil, 2022 | valorizacao.com